segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O clube que nasceu para ser o campeão.

Falar das origens do Fortaleza Esporte Clube passa necessariamente por falar do maior desportista cearense de todos os tempos: Alcides de Castro Santos. Primeiramente, ele fundou em 1912 um clube também chamado Fortaleza, que posteriormente veio a ter suas atividades encerradas. A seguir, participou da fundação do Stella Foot-Ball Club, em 1915 (Stella era o nome de um colégio suíço onde estudavam os filhos de alguns nobres representantes da alta sociedade de Fortaleza). Este clube teve estreita ligação com o Fortaleza Esporte Clube (FEC), principalmente pela presença de Alcides Santos na formação dos dois, tendo o Fortaleza sido fundado em 18/10/1918. Como grande desportista que era, também estimulou e participou da fundação de Riachuelo, Tabajara e Maranguape, todos antes de 1918. Esteve ligado ao Fortaleza EC em seus primeiros 20 anos de história.

Alcides Santos nasceu em 04/11/1889, filho do político e professor Agapito dos Santos. Estudou na Europa de onde trouxe a paixão pelo esporte bretão. Foi próspero comerciante, sendo sócio e fundador de diversas empresas cearenses, além de primeiro representante da Ford Company no Brasil. Foi fundador da Sociedade Cearense de Filatelia e Numismática. Comprou e doou ao Fortaleza o campo do Alagadiço (próximo de onde hoje é a Igreja de São Gerardo), além de construir o Campo do Prado (onde se situa a Escola Técnica Federal) e doá-lo à ADC (Associação Desportiva Cearense, fundada em 23/03/1920, sob sua liderança). Trouxe o primeiro atleta de fora do estado para jogar oficialmente em Fortaleza - Nelsindo em 1919. Além disso, foi atleta de remo do Flamengo, quando sua família morou no Rio de Janeiro, acompanhando seu pai, à época deputado federal.

No que se refere ao Fortaleza Esporte Clube, podemos citar, entre seus fundadores, o próprio Santos (o primeiro presidente do AlcidesFEC), Oscar Loureiro, João Gentil, Pedro Riquet, Walter Olsen, Walter Barroso, Clóvis Moura, Jayme Albuquerque e Clóvis Gaspar, entre outros.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!

Quanto a citação das camisas; esse é o verdadeiro sentimento!

"AQUELAS CAMISAS, QUEM AS VESTE MULTIPLICA-SE..."



Talvez um dia esses dirigentes e jogadores conheça a mística das camisas e joguem com um pouco mais de raça!
ISSO É FORTALEZA ESPORTE CLUBE - AMOR DA MINHA VIDA!

Leoninas FEC disse...

Amiga esse texto é um claaaassico do FEC. Perfeito!! Parabéns...e que essas camisas continue contagiando muita gente!!

bjooo!! =**

“Aquelas camisas tem uma mística, quem as veste multiplica-se” disse...

Obrigada gente, continuem acompanhando o blog, mais novidades estão por vir!

ST :*

Unknown disse...

parabens pelo blog, desejo que realmente prospere e que aqueles que nao conhecem a historia e nem a mistica dessas tres cores possam ver e se apaixonar como toda uma nação se apaixonou por ele...gostaria de fazer uma sugestao, seria bem interessante se fosse criado um espaço para que a nação tricolor podesse postar fotos mostrando todo o seu amor pelo FEC (que as vezes chegam a ser "loucuras") mas que por maiores que sejam ainda nao conseguem demonstrar totalmente o amor incondicional que temos pelo FEC.


ST.